sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Análise - " Black Clouds & Silver Linnings " - Dream Theater

Dois anos após Systematic Chaos , Dream Theater , uma das maiores bandas de sempre do Metal Progressivo apresentam agora o seu último trabalho em estúdio. Após 11 albúns de estúdio e muitos anos de carreira , chega agora aquele que pode ser o seu melhor trabalho de sempre . Black clouds & Silver Linnings foi um muito aguardado álbum da banda que não desiludiu .
A começar pela arte do álbum penso que é um dos melhores de sempre , a própria arte do CD capas e livro está simplesmente espectacular fazendo lembrar um conto de encantar com lados tristes e negativos ( Black Clouds )e lados positivos ( Silver Linnings ) o mesmo se passa nas músicas , umas delas são bastante negativas e agressivas no que toca a riffs harmonias e voz e com letras que quase fazem lembrar um pesadelo e outras bastantes positivas e com partes bastante alegres como já é habitual nos Dream Theater .
A nível de voz notou-se bem a prensença de Mike Portnoy com as suas back vocals verdadeiramente impressionantes com bastante agressividade e um ponto a destacar . Apesar de já serem frenquentes as críticas ao vocalista da banda por desafinar em algumas ocasiões e por segundo alguns fâs " A voz dele não ficar bem na banda nem ter a ver com o estilo que tocam " esteve bastante bem neste álbum .
Riffs pesados com passagens lentas , mudanças de tempo nas músicas e incríveis solos não faltam neste álbum. O desempenho dos músicos é notável , os já famosos solos de " Pergunta resposta " entre Jordan Rudess e John Petrucci estão melhores que nunca.
A banda apostou em músicas bem longas chegando a atingir os 19 minutos. Ao longo dos anos têm compondo músicas épicas como poucas bandas fazem . Ao contrário do que se passou no já tão famoso álbum " Scenes From a Memory " em que todo o álbum contava uma história , em Black Clouds & SIlver Linnings isso não acontece.

Aqui estão as músicas presentes no álbum .

1.“A Nightmare to Remember” (16:10)
2.“A Rite of Passage” (08:35)
3.“Wither” (05:25)
4.“The Shattered Fortress” (12:49)
5.“The Best of Times” (13:07)
6.“The Count of Tuscany” (19:16)

Cada música contém uma história que dava para fazer um filme. A destacar estão " A Nightmare to Remember" que é provavelmente a melhor faixa do álbum . Simplesmente fantástica . Se querem vertente mais pesada oiçam " The Shattered Fortress" . Música para a história da banda ? " The Count of Tuscany " .

Conclusão : Muito bom álbum . A ter em conta. Não se deixem levar pelo facto de apenas ter seis músicas pois são poucas mas boas. Simplesmente de ouvir e chorar por mais . Uma obra fundamental de qualquer colecionador que se preze .
Avaliação : 0 - 10 [9.4]

Sem comentários:

Enviar um comentário